A gestão sindical está entre as prioridades da diretoria de muitas instituições do terceiro setor e hoje iremos nos aprofundar neste assunto.
Nosso objetivo é mostrar como seu sindicato pode ter melhores resultados investindo em uma boa gestão sindical, apresentando como ela funciona e qual a sua importância.
Para saber mais, continue a leitura e aproveite para colocar nossas dicas em prática na sua instituição.
O que é a gestão Sindical?
Antes de prosseguir com o artigo onde iremos explorar o assunto, é importante entender o que é a gestão sindical, a que se refere e quais são os processos que a envolvem.
De maneira resumida, a gestão sindical é o ato de gerenciar, administrar um sindicato. Significa ter o controle de todos os processos da entidade, sejam eles financeiros, acerca dos colaboradores e também o que envolve os associados.
Qual a importância de uma gestão sindical de qualidade?
Uma boa gestão sindical pode ser percebida em diversos retornos que a entidade começa a ter após implementar esta prática em sua rotina, entre elas destaca-se a redução de custos, o aumento da eficiência dos processos internos e uma comunicação mais assertiva com seus associados e colaboradores.
Além disso, podemos citar também uma redução significativa na inadimplência, um problema que infelizmente é muito comum nas instituições.
Neste sentido, é importante que a diretoria concentre esforços na gestão sindical, criando planos de ação para que as receitas sejam maiores que as despesas e também aposte em alternativas de arrecadação.
É importante ressaltar, ainda, que uma gestão sindical de qualidade é importante para o melhor controle das finanças da entidade, evitando assim endividamentos e abrindo espaço para novas oportunidades de arrecadação, como através de cursos e eventos.
A boa gestão sindical garante uma melhor relação entre a sua instituição e o seu associado. Isso porque com um bom gerenciamento da entidade é possível oferecer melhores benefícios a eles.
Como, por exemplo, capacitações profissionais, auxílio jurídico em ações coletivas, planos de saúde e descontos com empresas parceiras, entre outros.
Como realizar a gestão sindical?
Agora que você já sabe o que é a gestão sindical e qual a sua importância, imagino que deve estar se perguntando como colocá-la em prática na sua instituição. Então vamos lá, veja a seguir algumas dicas.
Conheça os processos
Para realizar uma gestão sindical em seu sindicato, tenha em mente que é necessário conhecer todos os processos da entidade, pois assim será mais fácil seguir para a organização de cada um deles.
Boa comunicação
Uma comunicação clara e transparente para todos os níveis do sindicato é essencial para que a gestão da entidade funcione e as ideias, e atividades planejadas tenham aderência da equipe.
Um planejamento das ações e comunicar a todos o que motivou as escolhas, além de esclarecer quais são os objetivos a médio e longo prazo, e também abra um espaço para que todos possam contribuir com ideias que irão agregar.
Controle dos processos jurídicos
É de suma importância, que a equipe de diretoria que estão a frente do sindicato conheçam e tenham controle de quais são os processos jurídicos da entidade, para que assim possam ajudar nas decisões.
Procure o advogado responsável pelos processos em que a instituição está envolvida, entenda do que se trata e defina quais serão as próximas ações a serem tomadas.
Relatórios
Usar os relatórios para construir uma gestão sindical de qualidade será indispensável, uma vez que eles são uma ferramenta chave para entender a saúde da instituição.
É por meio dos relatórios que será possível identificar quais as ações praticadas pelo sindicato estão trazendo resultados e quais precisam de melhoria, ou ainda, serem substituídas.
Planejamento
Não é nenhuma novidade que o planejamento de uma instituição sindical é de grande importância para se ter bons resultados.
E para a gestão sindical ter um planejamento bem definido, com metas e ações claras a serem executas garantirá ainda mais sucesso para a instituição.
Comece aplicando um modelo anual e evolua para o trimestral, pois assim é possível acompanhar a evolução de perto e fazer os ajustes necessários para que o sindicato aumente a arrecadação, diminua a inadimplência, entre outras ações que serão definidas.
Lembre-se: todas as ações definidas no planejamento devem ser acompanhadas e mensuradas pelo relatórios, como citamos no item anterior, e este pode ser compartilhado com a equipe, contribuindo para uma boa comunicação.
Conclusão
Concluindo, vamos relembrar alguns pontos importantes do que foi falado ao longo do texto, como o que é a gestão, sua importância, como desenvolver a gestão sindical em seu sindicato.
Vimos, que a gestão sindical, é o controle de todos os processos e setores de um sindicato. Sua importância é percebida na redução de custos da instituição, na melhora da arrecadação e no engajamento entre a instituição, seus associados e equipe.
Uma dicas para levar a gestão sindical para sua entidade é apostar na tecnologia, em sistemas para sindicato, que facilitam a gestão financeira e o cadastro de associados, investir novas fontes de receita para a entidade e apostar em um bom planejamento de médio e longo prazo.
Se você gostou das nossas dicas, aproveite para conhecer o SisCG, nosso software para sindicatos, federações e também para associações, que é a solução completa para a gestão da sua entidade.