Existem alguns erros que são cometidos com frequência quando falamos sobre planejamento financeiro que acabam se repetindo em diversas instituições. Pensando em evitá-los, separamos os principais para você poder se preparar quando estiver realizando o planejamento da sua entidade. Veja a seguir:

#1. Não categorizar entradas e saídas de dinheiro

Ter as finanças da instituição bem organizadas é fundamental para um bom planejamento, afinal é preciso saber quais são as entradas e saídas de dinheiro, para então fazer um bom plano, com estratégias que contribuam para o desenvolvimento. Para entender um pouco mais sobre a importância de se manter uma boa organização de receitas e despesas, um dos principais motivos de dificuldade na hora de fazer um planejamento em instituições é a categorização das receitas e despesas. Devem ter um plano de contas bem definido, separando as diversas fontes de arrecadação, como mensalidades de associados, eventos, cursos, etc., afinal, é importante identificar qual estratégia está gerando mais resultado e qual não está.

#2. Não acompanhar os resultados

Este é outro erro comum na hora de fazer o planejamento, não fazer a análise do histórico de resultados anteriores. Essa é uma prática que deve ser sempre lembrada, pois é através dela que será possível projetar melhorias na instituição e criar estratégias para as atividades que não estão performando bem. Unindo a organização de contas a pagar e receber com a análise de resultados, é possível projetar o que deverá ser feito a partir do planejamento. Quando paramos para fazer o planejamento financeiro devemos analisar os resultados dos 2 últimos anos. assim, podemos identificar quais ações trouxeram crescimento para a instituição e podemos manter, como também conseguimos ver quais não deram tão certo e precisam ser ajustadas ou encerradas. Vale ressaltar que isso vale tanto para atividades quanto para gastos de manutenção ou pessoal. Muitas vezes será necessário cortar alguns gastos para investir em outras estratégias que irão melhorar a saúde financeira da sua instituição.

#3. Não acompanhar o cenário econômico

Este é outro erro muito cometido pelas instituições quando fazem o planejamento financeiro: não acompanhar ou estar atento às mudanças do cenário econômico, em geral. Um ótimo exemplo disso é a pandemia do COVID-19, que pegou muitas organizações de surpresa, tanto financeiramente quanto em sentido organizacional, forçando muitas mudanças e adaptações. Neste sentido, quem já tinha um planejamento prevendo riscos ou mesmo mudanças em um cenário econômico, já havia um plano a ser seguido e só foi preciso algumas adaptações. SisCG