Entre os processos de uma boa Gestão, está o planejamento financeiro, que consiste em organizar as ações que irão refletir positivamente.
Como disse Benjamin Franklin, em tradução livre, “se você falha em planejar, planeja falhar”. Tal colocação não poderia ser mais propícia.
Apesar do clichê, ela reforça a ideia de que o planejamento financeiro é uma etapa crítica, que em hipótese alguma deve ser menosprezada.
Em outras palavras, entender sobre as perspectivas financeiras da Instituição e os seus objetivos estratégicos, são mecanismos indispensáveis para as entidades.
Entretanto, mesmo sendo uma atividade de grande importância, 32,7% das entidades ainda não faz um planejamento financeiro.
O que é o planejamento financeiro do terceiro setor?
O planejamento financeiro do terceiro setor é o processo onde as instituições definem quais vão ser as estratégias que serão utilizadas para o seu crescimento e desenvolvimento.
Ferramenta que viabiliza a análise do que realizou no passado e destaca quais serão as ações que irão trazer mudanças positivas para o futuro.
Se o objetivo da organização é aumentar receita, o foco do planejamento será em atividades que geram mais entradas de dinheiro, como, por exemplo, a divulgação para atrair novos associados e filiados.
É no planejamento financeiro que são realizadas as projeções de contas a pagar e a receber, da entidade. Isto é, uma previsão de gastos que são geralmente fixos (se repetem) e de recebimentos.
-Planejamento a curto prazo
O planejamento a curto prazo que também é conhecido como planos operacionais e refere-se às implementações mais imediatas, na maioria das vezes previstas em planejamentos de longo prazo (item a seguir).
Nesta categoria de planejamento as decisões que serão tomadas estão em um período médio de 1 ano e afetam diretamente os recursos disponíveis, como fluxo de caixa e aplicações financeiras.
Portanto, os impactos são percebidos mais rapidamente, o que exige a utilização de um orçamento detalhado e uma gestão financeira eficiente.
-Planejamento a longo prazo
Já o planejamento financeiro a longo prazo diz respeito a ações que não serão percebidas de imediato, pois faz parte de estratégias compreendidas dentro de um prazo de 2 anos ou mais.
Este tipo de planejamento faz parte de ações que irão impactar o desenvolvimento das instituições de forma ampla, levando em consideração análises dos ambientes interno e externo.
Nesse modelo de planejamento a estratégia traçada parte da união de visão, missão e valores da entidade, considerando quais são seus objetivos a longo prazo.
Importância do planejamento financeiro
Geralmente realizado no início de cada ano, está em se manter a organização das finanças e estar preparado para as adversidades que podem surgir.
Com um bom planejamento é possível prever quais os melhores investimentos a serem realizados, quais gastos podem ser reduzidos ou evitados e também identificar períodos de sazonalidade.
Além disso, o planejamento garante à diretoria facilidade e melhores escolhas na tomada de decisões.
Podemos destacar ainda:
Melhor aplicação de recursos;
Facilidade e transparência na prestação de contas;
Garantia de ampla visão financeira da organização;
Análises de variações entre o previsto e o realizado;
Acompanhamento de resultados – planejado x executado.